Você já deve ter visto o uso do conceito de classes para enquadram os consumidores em categorias que indicam sua situação econômica.

Por serem tentativas de estabelecer diferenças entre grandes grupos de pessoa, é bastante comum que estes critérios sejam vistos com alguma desconfiança ou mesmo que sejam questionados.

Apesar de algumas limitações, os critérios de segmentação econômica são muito importantes para o trabalho de publicidade e comunicação, para os veículos de comunicação e também para as empresas de pesquisa de mercado.

Mais do que determinar uma verdade absoluta, o Critério de Classificação Econômica Brasil, proposto pela ABEP (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) tem como objetivo estimar o poder de compra das pessoas e famílias urbanas no Brasil e estabelecer uma forma de segmentação por poder aquisitivo, usada pela maioria das empresas.

Construído com base numa grande quantidade de informações, analisadas por meio de modernas técnicas estatísticas, o Critério Brasil permite identificar nos diferentes grupos econômicos, características, interesses, comportamentos de compra e preferências muito úteis para a definição de objetivos comerciais e de estratégias de marketing por parte das empresas que lidam com o consumidor.

Ele serve também para demonstrar as diferenças no poder de compra entre as diversas regiões do Brasil.

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