Os estudos exploratórios são ideias para situações em que é necessária a construção de um maior conhecimento sobre um determinado público, mercado ou assunto.

Funcionam muito bem como ponto de partida para preparação de pesquisas quantitativas, em que se espera resultados conclusivos para elaboração de projeções e estimativas, mas cujas particularidades ainda não são muito bem conhecidas.

Eles são importantes para ajudar na formulação de hipóteses que poderão ser testadas mais adiante numa pesquisa descritiva conclusiva. São muito úteis para a elaboração de questionários mais eficientes e assertivos.

Em geral, este tipo de estudo envolve a o levantamento de informações qualitativas ou quantitativas junto a diversas fontes de dados oficiais ou não, comumente chamada de desk research, ou ainda da realização de entrevistas exploratórias, com caráter mais informal e flexível do que as entrevistas em profundidade, tendo em vista obter um primeiro contato com a situação a ser pesquisada.

No entanto, não são pouco os casos em que um estudo exploratório adequa-se plenamente como metodologia para realização de estudos abrangentes e conclusivos, dispensando a realização de novas etapas de investigação.

Quer saber mais? Fale conosco.

Empresa
O que fazemos
Pesquisa de Mercado
Localização
Pesquisa Quantitativa
Pesquisa Qualitativa
Geografia do Mercado
Estudos Exploratórios
GPS
Pesquisa Online
Trabalhe Conosco
Contato